segunda-feira, 22 de março de 2010

Análise de trecho do filme "Peixe Grande"

Júlia Matravolgyi RA: 830607
Vivian Lourenço RA: 830721

A cena que escolhemos para análise foi o trecho do circo do filme “Peixe Grande e outras histórias maravilhosas”, de Tim Burton:



(0-0:13s)
Ela inicia-se com som diegético, on screen e sincrônico, pois a imagem apresentada é de um circo e o som caracteriza o ambiente – fala do apresentador, musica de picadeiro, vozes do público, etc.

(0:14-0:27s)
Segue-se um som não-diegético e sincrônico, no qual o personagem principal (que é também o narrador) descreve uma cena de seu passado, em que conhece a “mulher de sua vida”, ainda caracterizado pelo som do ambiente circense e pela música.

(0:28-1:13s)
Na seqüência, o personagem escuta uma música que só ele pode ouvir e é motivada pela paixão que sente, ou seja, meta-diegético. Por causa desse encontro o tempo supostamente para, e a sonorização contribui para comprovar a veracidade da informação

(1:14-1:38s)
A seguir o narrador volta a falar, da mesma maneira que fizera no início, e o som torna-se não-diegético e sincrônico, uma vez que os sons ambientes são importantes, mas não interferem diretamente no andamento da cena. No final da cena, o som volta a ser diegético sincrônico, caracterizado pela música ambiente que representa a passagem acelerada do tempo.

Um comentário: