terça-feira, 30 de março de 2010

Atividade - Menina da foto

Silvia Campos
Mariana Almeida

Hana Abdallah é uma garota de sete anos que mora em Mascate, capital de Omã, com seus pais Abdul e Ashira. Hana é uma garota incomum, pois é filha única numa sociedade em que se valoriza ter uma grande família, principalmente com descendentes homens. Embora já tenham tentando inúmeras vezes, Abdul e Ashira só conseguiram ter Hana, o que resultou em um relacionamento frio e atribulado, pois Abdul culpa Ashira pela sua falta de herdeiros, porém como nenhum dos dois foram ao médico para solucionar a esterilidade do casal não há como saber de quem é o problema.
Assim, Abdul entristecido se voltou para a religião, de maneira que é extremamente rígido e proíbe sua família de acompanhar a modernidade e as mudanças em Omã, já Ashira vive amargurada num mundo paralelo. Dessa forma, Hana foi proibida por seu pai de estudar. Mesmo assim, ela não desistiu de seu sonho de ser advogada, e cursa uma escola regular no centro da cidade.
Obedecendo as tradições de seu país, em que as mulheres devem cuidar dos serviços domésticos, Hana desce ao riacho diariamente para lavar as roupas, mas isso é só uma desculpa para ela ir às aulas, pois quem lava a roupa é Rhadige, mãe de uma amiga sua, que sempre quisera estudar, mas não tivera oportunidade por causa de sua família.
Devido a essas circunstâncias Hana não tem sossego enquanto está na escola, mesmo com o livro aberto,sempre que pode ela dá uma olhada para fora da sala de aula com medo de que alguém a veja e conte para seus pais.
Um dia o velho Dib, cuidador da mesquita que Abdul freqüenta, vê a menina na escola, ainda que ela sempre estivesse atenta e a delata para Abdul. Pega em seus estudos por seu pai, Hana é levada até a praça onde leva cinqüenta chicotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário