segunda-feira, 22 de março de 2010

Análise de trecho do filme "Lua Nova"

Karla Torralba RA: 833622
Vanessa Silva RA: 830811



A análise a seguir é sobre um trecho do filme "Lua Nova", lançado em 2009. No fragmento, Bella e Jacob saem para um passeio de moto, em que ele tentá ensiná-la como dirigir o veículo. A cena começa com o som de passarinhos, um exemplo de som diegético, já que é percebido pelos atores.

0 - 7": O fragmento começa com o plano geral, uma espécie de panorama da própria cena para que seja possível mostrar a localização das personagens envolvidas. No caso, Bella e Jacob estão em uma estrada deserta. A cena continua com o plano conjunto/close para que seja captado e transmitido aos telespectadores a suposta sensação de medo de Bella; o sorriso irônico de Jacob e este ensinando a menina a “pilotar uma moto”. Temos ao fundo o canto de pássaros, um exemplo de som diegético, já que é ouvido pelos participantes.

8" - 36": Depois do diálogo inicial, o close é totalmente em Bella, para que seja percebido o confronto interior da personagem com os seus próprios fantasmas interiores, no caso, Edward, com quem a menina quer se encontrar. Aos 22", há uma sobreposição entre o som dos pássaros e o ruído do motor (diegético) da moto de Bella, ambas sonoridades objetivas. É como se o som da moto engolisse o canto dos pássaros com a ideia de perigo que a moto representa.

Dos 24" aos 36", uma espécie de "plano conjunto paralelo" aparece e incorpora-se à cena um background para a voz que fala na cabeça de Bella. No caso, é um diálogo da personagem com ela mesma (Edward). O plano conjunto é interrompido pela saída brusca da moto e o ronco do motor (diegético). Pode-se classificar o o diálogo entre Edward e Bella em meta-diegético.

37" - 50": O som dos pássaros aparece novamente em foco enquanto a moto não volta a apresentar perigo, mas assim que o motor é ligado há outra sobreposição desse com o som da natureza, como se houvesse desespero e medo misturados. A cena é gravada em Plano Médio.

51" - 1'03": Todo o trecho é gravado em Close. Ao ruído do motor é acrescentado um novo background (não-diegético), passando a sensação de desespero e já preparando o telespectador para o acidente que se seguirá.

1'04"- 1'06": No momento do acidente, filmado em Plano Médio, há um pequeno close em Jacob e na sequência o background é desligado e a menina cai.

1'07" - 1'22": Para mostrar o socorro prestado à menina, é usado o Plano Geral até que ele chegue ao acidente. O único som da cena é diegético, proveniente do ruído da moto.

1'23" - 2'09": Em 1'28" retorna o som diegético dos pássaros, transmitindo a ideia de calma após o acidente. Há também um plano conjunto/close.

A partir de 1'58'', entra um background (não diegético), que dá um clima de ternura à cena, enquanto Jacob tenta estancar o sangue no rosto de Bella. Então o close é em Bella para que se possa perceber a reação da menina em relação a Jacob, que é apaixonado por ela. A cena termina com um close em Jacob.

Um comentário: