terça-feira, 23 de março de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=yVuEC3r7a-o

Juliano de Sousa RA: 830534
Maria Carolina Vieira RA: 830674

Essa é uma das cenas finais do filme “O homem que sabia demais”, de Alfred Hitchcock, de 1956. A música “Que sera sera” não só é a principal da trilha sonora do filme, como também é parte fundamental da narrativa dessa cena.
O trecho começa com a atriz Doris Day cantando a música para convidados, num salão (som diegético), com a música em primeiro plano. A seguir, a câmera faz o “caminho da música” subindo as escadas do edifício. Isso é evidenciado não só pela seqüência de takes em que vários lances de escadas são filmados, mas também pelo volume da música, que gradativamente diminui. Enfim, a música chega, num volume bem baixo, ao quarto onde está o filho seqüestrado, que reconhece a voz da mãe. Nesse ambiente, a música fica em segundo plano e o diálogo em primeiro.
O filho é orientado a assoviar a música bem alto para que as pessoas no salão pudessem ouvi-lo. Estrategicamente, Doris Day dá uma pausa no piano e o assovio é ouvido em primeiro plano e em evidência no ambiente do salão. Após a pausa, ela continua cantando e tocando, mas agora com o acompanhamento do assovio do filho. Dessa maneira, o pai vai saindo discretamente do salão para procurar o filho seqüestrado.
Essa cena é um exemplo da trilha sonora sendo integrada à narrativa da cena: ela não está só acompanhando o desenrolar dos fatos, mas em si, é peça central da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário