Renato Maito Sostena 830615
Análise da composição audiovisual Surplus: Terrorized Into Being Consumers O vídeo foi analisado até o tempo de 4'30" que é a duração da introdução. (0s - 8s) 1. O documentário começa com um plano conjunto/close de George Bush ao lado de um homem, (com desaceleração da passagem de tempo – quase um câmera lenta - flagrando o sorriso dos dois). Acompanha uma música, com função de condução emocional. (9s – 2m14s) 2. Seqüências em plano geral com imagens diversas, algumas em câmera lenta. Segue a música em segundo plano, e em primeiro, a voz em off (que remete ao discurso de um líder, pela entonação da voz). Em alguns momentos, o som da imagem entra em terceiro plano (quando aparece um helicóptero, os soldados marchando, etc), mas a música e a voz em off prevalecem mais evidentes. (2m15s – 3m15s) 3. Continuam as seqüências em plano geral, com imagens de conflitos (protesto, multidão, aglomeração, bombas... caos). Seguem a música e a voz em off. Aos poucos, o som da imagem, ou seja, de gente gritando, bombas, tiros e buzinas, vai surgindo até que a voz em off cesse e a música acalme-se, quase que desaparecendo, evidenciando o som do caos. (3m16s – 3m25s) 4. Seqüência de aproximação. A imagem começa em plano geral e aproxima-se (zoom) conforme a batida da música. A voz em off acompanha o ritmo. O editor utiliza-se da repetição (rewrite) de sons e imagens para falar das imposições do sistema. (3m26s – 3m38s) 5. Imagem em plano médio de um homem discursando, intercalada com imagens em plano geral do discurso, mostrando a platéia. A voz está em primeiro plano sonoro e em segundo está uma batida ritmada. Imagens desconexas interrompem a rotina do discurso, sincronizadas com as batidas. Uso de eco na voz para representar passagem para outro take.
(3m39s - 4m18s) 6. Com características de câmera subjetiva (imagem tremida, desfocada, de ângulos diversos e inesperados), o take tem o barulho de rua em segundo plano e a voz em off de um entrevistado em primeiro. Segue imagens de policiais, e volta a batida sincrônica em primeiro plano e a voz de manifestantes em segundo. (4m19s – 4m30s) 7. Seqüência de imagens em plano geral, com afastamento da câmera, que aumenta o campo visual e amplia o efeito panorâmico. Aparece o nome do filme, com a imagem ainda rodando. As batidas saem em fade e o burburinho de rua fica em primeiro plano, porém com o volume baixo.
Observações
A seqüência de imagens é ritmada em harmonia com a trilha sonora (de sons eletrônicos). Ambas relacionam-se ao que diz a voz em off. Essa harmonia acontece porque o documentário explora alinguagem do vídeo-clipe. |
OK. Já ouviram falar do documentário "Milton Santos: O Mundo Globalizado Visto do Lado de Cá"? Vejam om post em meu blog:
ResponderExcluirhttp://tucaamerico.blogspot.com/2008/04/globalitarismo.html
Baixar o Documentário - Surplus - Aterrorizados Para Sermos Consumidores - http://goo.gl/qJVsN
ResponderExcluir