terça-feira, 23 de março de 2010

Análise sonora da cena da Fontana de Trevi, do filme “La Dolce Vita”

Ana Helena Ribas 830471 e Marina Paschoalli 830461


Duração: 3m42s

A cena começa com sons de passos do personagem Marcello, que, segundo a classificação dos elementos sonoros da narrativa cinematográfica, seria um som diegético on sreen, ou seja, é um som que é perceptível pelo personagem e que se passa concomitantemente com a ação mostrada na imagem.
O próximo elemento sonoro da cena também se trata de um som diegético on screen, que corresponde ao miado do gato que a personagem Sylvia encontra na rua. A partir daí também se iniciam os diálogos, classificados como som diegético on screen. No momento em que a personagem Sylvia pede a Marcello que vá atrás de leite, a câmera está enquadrada somente em Marcello, o que faz com que a fala seja um som diegético off screen. O miado do gato permanece durante quase toda a cena, portanto, ouve-se o miado também quando o gato não está enquadrado em cena (off screen).
Os passos de Sylvia também aparecem como elemento sonoro, porém o som é mais sutil se comparado aos passos de Marcello, que corre atrás dela e, logo depois, corre para procurar uma leiteria. Ele pede informação a um sujeito na rua que não está à mostra. O som do miado cessa, porque o enfoque da cena neste momento está em Marcello
Corte para mostrar Sylvia, agora sozinha com o gato. Neste momento, além do já corrente miado, é inserido um som de batidas de relógio. A personagem procura de onde o som está partindo, e, sendo evidentemente perceptível e parte da paisagem sonora, trata-se de um som diegético off screen. Sylvia conversa com o gato (diegético on screen).
No momento seguinte, há um corte que mostra Sylvia entrando para uma nova passagem no bonito cenário de Roma. Neste corte, constata-se o início de uma música de fundo na cena. O som pode ser classificado como não-diegético. Neste momento, apesar de a personagem estar sempre andando, não se escuta som de passos. O que permanece é a conversa de Sylvia com o gato e os miados. Ela também chama por Marcello (diegético on screen)
Após comentar sobre Marcello, se inicia na cena um barulho de água (diegético off screen), o que indica uma antecipação ao som da próxima cena. Um corte é dado para nos mostrar a fonte, o barulho da água se intensifica quando mostrada ao telespectador (passa a ser diegético on screen). A música permanece.
No próximo corte de cena (que mostra Marcello com o copo de leite) há uma sobreposição. O som da água da fonte se mantém em continuidade, apesar da mudança de plano. A música pára. Após a expressão de espanto de Marcello, um corte é dado para mostrar Sylvia nadando na fonte. Desta vez o som da água está ainda mais alto. Há um som dos passos de Marcello descendo escadas (diegético
on screen). O som do miado do gato pode ser considerado como uma antecipação ao momento que se segue, onde Marcello percebe o gato no chão e lhe dá o copo de leite (há um som diegético on screen do copo de leite quando colocado no chão). Sylvia continua nadando e chama Marcello para entrar na fonte. O diálogo fica off screen quando mostra a expressão dele enquanto ela grita ao fundo.
Marcello entra na fonte, e o que se percebe deste momento na cena é que o som da água abaixa quando há diálogo entre os personagens. No momento
em que Sylvia pede para que Marcello escute, o som da água vai abaixando até chegar ao silêncio, quando as quedas d’água cessam.
A música volta a tocar e mais sons diegéticos on screen são percebidos: os passos dos personagens andando na água.
Em um balanço geral da cena, é notável que os sons diegéticos são muito mais freqüentes porque, mesmo sendo elementos de pós-produção, são essenciais à veracidade da cena: barulho de água para a fonte, de miado para o gato e de passos na rua. São sons que parecem óbvios, mas que com certeza são pensados minimamente. Não há quaisquer sons internos, tampouco meta diegéticos. Isso porque a cena é bem realista, com elementos corriqueiros, sem muitas invenções. A música de fundo, único som não-diegético encontrado, é muito importante para o desenrolar da cena, ela acompanha a felicidade da descoberta da fonte por Sylvia e resolve o caráter emotivo do fim da cena.

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