Mariana Almeida RA:830801
A autora Trisha Das em How to write a documentary script define sete diferentes categorias como inerentes a um documentário, são elas:
- o tema é o principal;
- credibilidade é a chave;
- a forma é mais importante que a fórmula;
- trata de fatos, não ficção;
- é flexível;
- inspira movimento e ação; e
- envolve menos controle.
No documentário Edifício Master de Eduardo Coutinho, vemos que nesse caso específico nem todas as categorias de Trisha são seguidas, algumas até são opostas ao que ela define.
Coutinho não tem um tema definido, ele apenas decidi fazer um documentário e exige que este seja feito no edifício Master, porém não há sequer um tema ou um roteiro pré-determinado.
Quanto à credibilidade Coutinho também pensa ser a chave, assim como Trisha, ele prefere desistir a fazer algo que não fique bom, segundo seus padrões. Ele também segue a teoria de que a forma é mais importante, assim ele muda de estratégia ou de foco quando necessário para o andamento do trabalho.
A questão da não ficção não é muito levada em consideração por Coutinho, pois ele sempre busca por personagens que relatem boas histórias, independente de estas serem reais, já que esse não é seu foco principal.
Coutinho é bastante flexível em seu documentário, dessa forma quando algo não está de acordo com o previsto é mudado imediatamente. Juntamente com sua equipe ele sai para fazer as gravações pré-agendadas, porém se encontra uma boa personagem no meio do caminho, eles vão atrás dela para ouví-la.
O documentário Edifício Master é bem dinâmico ao apresentar depoimentos de diferentes pessoas sobre os mais diversos assuntos e situações.
Durante toda a gravação não há um rígido controle de Coutinho, pelo contrário as coisas vão ocorrendo livremente, de maneira que ao final das gravações tem-se uma infinidade de horas em inúmeras fitas com depoimentos que somente na edição serão escolhidas e selecionadas pelo diretor de maneira que possam dar uma sequência plausível ao documentário.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário