terça-feira, 1 de junho de 2010

"Edifício Master": os personagens e suas histórias

Trisha Das escreveu “How to write a documentary script”, através do qual ela avalia os meios de produção de um documentário, até seu resultado final. Das é clara ao comparar um vídeo documentário e um vídeo ficção. O primeiro é considerado por ela a reprodução do real, do fato, opondo este à ficção. Ressalta ainda a importância à pesquisa quando se pretende produzir um documentário. Como é a reprodução do real, não à toa o produtor conviverá com o incerto, não há um roteiro pré-determinado que será seguido por uma equipe que já sabe o resultado proposto, já sabe o fim da história. O documentário trabalha com novidades, com a surpresa.

Associando as posições de Das ao making off da produção de Eduardo Coutinho, “Edifício Máster” (2002), vemos a construção de personagens reais, a construção da vida dos moradores do Edifício a partir de suas falas e de suas histórias. A produção, neste ponto, foca na reprodução do real a partir de depoimentos e conversas com 37 moradores. O documentário é uma produção flexível, assim como especificou Das. A pré-produção propõe um rumo ao documentário, no entanto, as entrevistas acontecem, no caso de “Edifício Máster”, no mesmo momento em que imprevistos podem surgir. Aparecer alguém na hora ou alguém deixar de falar, altera o pré-projeto, mas é algo com que documentaristas estão acostumados, é inevitável.

A autora afirma ainda que o documentário inspira movimento e ação. Coutinho se preocupa com a forma de transmissão da mensagem e consegue assim fugir do comum, do esperado. É preciso estar preparado para improvisações. Às vezes surge uma imagem inesperada, que muda o rumo da entrevista, do depoimento, mas que o tornará mais interessante que suposto anteriormente. Além disso, não há espaço em todos os apartamentos, nem luz perfeita, mas é com essa instabilidade que Coutinho trabalha e que é também característica relatada por Das.

Das ainda afirma que o tema é o principal e que a credibilidade é a chave. Em “Edifício Máster” a história contada pelos moradores (personagens) é o tema do documentário. Os depoimentos é que dão credibilidade ao documentário por serem relatos da vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário