Silvia Franchin de Campos - RA 830551
Segundo Tricha Das, o gênero documentário possui certas peculiaridades. Com o documentário Edifício Master não foi diferente, apesar de certas características da obra de Coutinho não condizerem com a concepção de Tricha Das. O documentário Edifício Master é formado pelo conjunto de várias histórias contadas por indivíduos que habitam o mesmo local. Apesar desse conjunto de histórias formarem a identidade do Edifício, ele não pode ser considerado o personagem principal, afinal, Coutinho soube dar a cada um dos entrevistados a importância necessária para ser visto como personagem principal. Portanto, nesse caso, Edifício Master não condiz com tópico de Das, em que “o tema é o principal”. Um fator que chama a atenção no documentário é a flexibilidade presente no decorrer da filmagem. Isso porque, a equipe de Coutinho chega ao Edifício e começa a bater nas portas à procura de possíveis entrevistados. Ou seja, não havia um roteiro, algo programado do inicio ao fim, pois a equipe chega ao local sem saber exatamente qual caminho será tomado na filmagem. Por isso, o documentário condiz com os tópicos “é flexível” e “envolve menos controle”. O documentário consegue também alcançar a “credibilidade” exaltada por Das. Isso porque, o clima rústico da filmagem e a entrevista - mais parecida com uma “conversa” - consegue transmitir maior veracidade que uma entrevista comum. No making off, a maneira como Coutinho dialoga com os moradores do edifício transmite a idéia de que o diretor realmente consegue “arrancar” a verdade dos personagens. Por serem histórias reais narradas pelos indivíduos, o documentário, como propõe Tricha Das, “trata de fatos, não-ficção”. Por fim, o documentário, apesar de ser filmado por câmera fixa e limitar-se ao interior de um edifício, “inspira movimento e ação” se o espectador conseguir se envolver com as historias contadas pelos moradores do Edifício Master. Através das histórias, o espectador consegue se libertar do espaço delimitado pelo edifício para outros espaços e ações colocadas pelos entrevistados.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
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