terça-feira, 1 de junho de 2010

A construção de Edifício Master

Karla Torralba RA: 833622

Comparando o making off do documentário Edifício Máster, de Eduardo Coutinho, é possível pontuar e analisar os aspectos propostos por Trisha Das em “How to write a documentary script”. São sete pontos propostos pela autora que devem ser ressaltados para que um documentário aconteça: o tema, a credibilidade, forma X fórmula, relação entre fatos e ficção, movimento e ação, a flexibilidade e o menor controle sobre a obra.

Sobrepondo os aspectos propostos por Trisha é possível afirmar que Edifício Máster, de Coutinho foge em alguns pontos do que seria considerada a linha ideal para que se começasse a produzir o documentário.

Com relação ao tema, percebe-se que no início Coutinho não tem o controle sobre o que exatamente vai tratar. O autor sabe que precisa de histórias, sabe que vai tratar de pessoas e seus problemas, mas ainda não tem conhecimento sobre suas fontes. As histórias e o próprio documentário dependem dos moradores do edifício.

É assim que o tema surge. Um grande exemplo é o momento em que a produção aborda uma moradora e comenta para tentar convence-la a falar que se não for possível coletar todas as histórias no Edifício Máster, a produção vai procurar outros prédios.

A relação entre fatos e ficção do documentário é percebida justamente na maneira como as fontes se posicionam e no modo como o autor as trata. Coutinho chega a “manipular” a maneira com que algumas das fontes contam suas histórias para que elas fiquem mais atrativas ao público, assim tudo vai surgindo.

Depois de conseguir as fontes e ter o embasamento sobre elas, Coutinho deixa a câmera ligada e apenas ouve os seus personagens desabafarem, mostrando todo o espaço do edifício como ele realmente é. É a credibilidade ressaltada por Trisha Das. Isso só é possível por conta do trabalho da equipe de conseguir essas pessoas que realmente têm o que dizer e assim conseguir prender a atenção do público.

É na relação forma X fórmula e na comparação making off X documentário pronto que percebe-se o “jogo de cintura” necessário para a elaboração de um documentário. A fórmula existe, mas se quando aplicada ela perder o interesse do espectador, ela não tem sentido de existir. É então que entra a flexibilidade, que foi muito utilizada por Coutinho. Coutinho tinha as idéias, sabia a fórmula, mas a qualquer momento ela poderia ser deixada de lado e isto aconteceu no momento em que a equipe pisou no edifício para coletar seus personagens.

Por fim, a ação e o movimento são conseguidos na busca pelos personagens. Os melhores personagens arrecadados durante a pesquisa vão render as melhores histórias e darão sentido e ação ao documentário.

Os aspectos propostos por Trisha Das mais vistos por trás das câmeras do Edifício Máster são a forma X fórmula; relação entre fatos e ficção; e movimento e ação. Tudo graças as histórias que criam o clima diferencial ao documentário.

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