sexta-feira, 2 de julho de 2010

Considerações sobre documentário

Thiago Sawada RA: 830691

Na pré-produção de um documentário, parte-se de uma ideia que deve ser subjugada por duas limitações principais: tempo para gravação e recursos financeiros. Obviamente, satisfazer essas pré-condições não garante a qualidade do produto final. Ora, o sucesso dessa expressão audiovisual é bastante condicionado ao tema – este seria o principal de um documentário, segundo Trisha Das. Entretanto, não basta o tema ser de interesse do espectador se não há imagens suficientemente capazes de manifestá-lo.
Por mais que um documentarista fique restrito à dimensão de um tema, por outro lado, em geral, as possibilidades de formas para produzi-lo são bastante amplas. Até mesmo em Edifício Masther, onde Coutinho estabelece que os personagens seriam compostos pelos moradores do prédio, evidencia-se que a história de pessoas comuns pode ser uma fonte bastante produtiva para um documentário que se propõe expressa a intimidade humana.
Um documentário não tem a estrutura de um filme de ficção, cuja trama já fora previamente determinada. Sendo assim, a composição de um documentário sempre é flexível, de tal forma que este gênero acaba dependendo muito das condições factuais enquadradas no campo de filmagem da câmera, bem como de personagens não habituados a se comunicar em um vídeo. E mesmo que as produções cinematográficas e documentárias sigam por caminhos diferentes, suas estruturas devem ser construídas buscando apreender o interesse do público.
Ainda que busque representar uma “realidade”, vários documentários utilizam-se de recursos ficcionais. No making off de Edifício Masther, Coutinho demonstra sua empolgação com a proximidade da realidade com a ficção. Por mais que em certos casos, a distinção entre ficcional e realidade seja muito tênue, pelo menos em um aspecto, é possível separar os gêneros: no caso do documentário os personagens são pessoas reais que assumem um papel determinado pelo tema abordado. O interessante é que, em Edifício Masther, os moradores não apenas sustentam a ideia central, como também criam pequenas tramas a cada depoimento.